top of page
barra_02_quemsomos.png

QUEM SOMOS

geometrics.png
Créditos Cia Poéticas da Cena Contemporânea (6).png
01logotipo_parceria_edited.png

Origens no Teatro

 

A Cia Poéticas da Cena Contemporânea nasceu com trabalhos de investigação continuada na Área Teatral, apresentação, circulação, difusão e pedagogia das Artes Cênicas contemporâneas. Hospedada inicialmente na Universidade Vila Velha e apoiada por agências de fomento à pesquisa, como o CNPq e a FUNADESP, o que efetivou a descoberta e sistematização de procedimentos e construção de um pensamento sobre a Arte Contemporânea em articulação com outros campos do saber. Livros foram publicados e distribuídos gratuitamente: “Teatro & Humanidades: Perspectivas, Composições”, “A Arte e/em Processos de Subjetivação”, “A Poética do Ator: Teatro & Cinema”, “Oito ações em um passo”, entre outros.

 

As primeiras circulações de peças teatrais aconteceram no Espírito Santo, com “Circulação-Alice: Encare o mundo de Frente” (2017), "Circulação Peter Pan: Encontre Seu Caminho", "Mostra Infanto-juvenil da Cia Poéticas da Cena Contemporânea" e “Feriado também é dia de ir ao Teatro” (2018), quando o palco foi dividido com outros grupos da Grande Vitória na mostra produzida com o FUNCULTURA, além das viagens para o Festival de Teatro de Curitiba entre os anos 2016 e 2018.

Espetáculo Pele Créditos Renza Luiza Cia Poéticas da Cena Contemporânea (2).png
Espetáculo Pele Créditos Renza Luiza Cia Poéticas da Cena Contemporânea (8).jpg

O "Cena Diversa":
Um Marco

 

O projeto “Surdos Cegos e Cadeirantes na Cena Diversa do Teatro Capixaba” consolida a SOCA-Poéticas, tanto no âmbito da investigação da linguagem quanto da produção cultural com impacto social. Com oficinas gratuitas para pessoas com deficiência, a maior parte em vulnerabilidade social, levando a oportunidade de inserção em atividades valorizadas socialmente, foram produzidos os espetáculos: “Quando Acordar a Cidade”, uma homenagem à Era da Rádio com nove cegos; “Pele”, com cadeirantes; e três eventos com surdos: “Dramatização de Fábulas para Crianças Surdas e Ouvintes”, “Slam Corpo Grita” e “No Fio da Vida”. Uma segunda edição em 2022, ainda sob o enfrentamento da Pandemia, levou 256 horas de oficina para PCDs, entrando na escola e levando as peças à novas temporadas.
 

Espetáculo Quando Acordar a Cidade Créditos Renza Luiza (4)(1).jpg

Redefinindo

Caminhos

 

Em 2020 iniciou-se nova oficina para cegos e um laboratório com a integração de cadeirantes, surdos e cegos visando um próximo espetáculo, interrompido pela Pandemia do Covid-19. Decidiu-se por um laboratório de Fotografia a partir de estudos em Arte Contemporânea. O laboratório "Gatilho Poético" proporcionou um exercício do olhar que mais tarde voltaria a encenar e seria a base da Escola de Fotógrafos Cegos, “Nada Me Falta”, “Contágio”, “Spo”.

 

No dispositivo “Contagio”, um artista contagia o outro com um vídeo autoral. As partilhas originaram a "Mostra de Vídeo-performance Juventudes", (2021) e, através da Lei Aldir Blanc, o laboratório se estende para estudantes do ensino público, originando a "Mostra c-o-n-t-á-g-i-o de Vídeo-performance".

 

Foi realizada uma residência com a Andaluz Filmes (2021), fonte da websérie "Híbridos", fundada no hibridismo entre doc e fic, para criar um jogo de cena onde bastidores e faz-de-conta se misturam, e em 2022, ainda sob a égide da perspectiva pós-pandêmica, foram desenvolvidos: "Laboratório de Poética Atoral" (atuação e formação com ênfase na diversidade) e "São monstros que viemos interrogar: Seminário de dramaturgia pós-dramática e interface", intersecção com a Psicanálise e a Filosofia.

 

A parceria SOCA-Poéticas realizou também: SPO (vídeo experimental e jogo teatral para as Juventudes); e "Nada Me Falta, Videografia de Mulheres Surdas, Cegas e Ouvintes-videntes em Interação", mostra online (2023), projeto piloto com oito vídeos; além de "Fora!", fotografia de pessoas em situação de rua, e "Câmera Obscura", piloto da "Escola de Fotógrafos Cegos" (2022-2023).

Eusilane Lopes em Nada Me Falta - Créditos Julio Gabriel _ Cia Poéticas da Cena Contemporâ
Sayonara Reis em Nada Me Falta - Créditos Fagner Soares _ Cia Poéticas da Cena Contemporân
Julio Gabriel _ Cia Poéticas da Cena Contemporânea (2) PB.png
Jonatas Sobral....JPG

2024...

A Consolidação de uma Poética da Inclusão

 

A Escola de Fotógrafos Cegos representou novo marco, com a formação de um coletivo de 12 fotógrafos autores da exposição “Quando Fecho os Olhos Vejo Mais Perto”. Com fotografias impressas em back-light e fixadas em estruturas de grande dimensão em área externa, o projeto teve repercussão nacional e matérias em outras línguas, chamando a atenção de fotógrafos conceituados que procuraram a e.f.c. para prestar apoio e propor articulações. A exposição proporcionou para a sociedade um novo olhar sobre a deficiência e desdobramentos investigativos sobre a imagem.

 

Em 2023 surge a "Orquestra Brasileira de Cantores Cegos", com temporada no Teatro Glória, em Vitória (ES), com 16 cegos cantantes, 24 artistas, repertório inédito de cantigas populares e a investigação entre o canto coral e as poéticas da cena contemporânea. A segunda edição está a caminho com renovação de repertório e aprofundamento da linguagem que une “um maestro brincante” e os ruídos de corpos e bengalas como atribuição percussiva da poética da cena.

 

Duas novas edições de "Escola de Fotógrafos Cegos" estão sendo desenvolvidas em 2024. "Quando Fecho os Olhos Vejo Mais Perto" será levada para mais quatro cidades no Espírito Santo; e uma nova exposição está a caminho.

 

Em 2024 a SOCA-Poéticas entra também no mercado audiovisual com a produção de dois curtas-metragem (Cloza e Pai-fotógrafo) e a inauguração do Cine SOCA.
 

PROJETOS DA PARCERIA SOCA-POÉTICAS

ESCOLA DE FOTÓGRAFOS CEGOS, NOVOS OLHARES: TERRITÓRIOS (2024) - Viabilizado com a Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e patrocínio da ES Gás.

 

ESCOLA DE FOTÓGRAFOS CEGOS, A EXPOSIÇÃO: 4 CIDADES - Viabilizado com a Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC) e patrocínio da ES Gás.

 

ORQUESTRA BRASILEIRA DE CANTORES CEGOS (2024) - Viabilizado com a Lei de Incentivo à Cultura (LIC) com patrocínio master da Rede Itaú, e Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC) com patrocínio da ES Gás.

 

NADA ME FALTA: VIDEOGRAFIA DE SURDAS, CEGAS E OUVINTES-VIDENTES EM INTERAÇÃO (2023/2024) - Viabilizado com a Lei de Incentivo à Cultura (LICC) e patrocínio da Transportadora Associada de Gás TAG.

 

ORQUESTRA BRASILEIRA DE CANTORES CEGOS (2023) - Viabilizado com a Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC) - Patrocínio ES Gás.

 

ESCOLA DE FOTÓGRAFOS CEGOS e exposição "Quando Fecho os Olhos Vejo Mais Perto" (2022-2023) - Viabilizado com a Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC) - Patrocínio ES Gás
 

NADA ME FALTA Mostra Online (2023) - Viabilizado com recursos do FUNCULTURA SECULT/ES – Edital Diversidade Cultural

 

LABORATÓRIO DE POÉTICA ATORAL - LPA (2022) - Viabilizado com recursos do FUNCULTURA SECULT/ES – Edital Setorial do Audiovisual

 

SEMINÁRIO DE DRAMATURGIA PÓS-DRAMÁTICA E INTERFACE: São Monstros que viemos interrogar (2022) - Viabilizado com recursos do FUNCULTURA SECULT/ES – Edital Setorial de Teatro

CENA DIVERSA (2021-2022) - 2a Edição - Viabilizado com a Lei de Incentivo à Cultura (LIC) - Patrocínio Wilson Sons e ES Gás

 

LABORATÓRIO DE POÉTICA ATORAL - LPA (2022) - Viabilizado com recursos do FUNCULTURA SECULT/ES – Edital Setorial do Audiovisual

 

SEMINÁRIO DE DRAMATURGIA PÓS-DRAMÁTICA E INTERFACE: São Monstros que viemos interrogar (2022) - Viabilizado com recursos do FUNCULTURA SECULT/ES – Edital Setorial de Teatro

 

CENA DIVERSA (2021-2022) - 2a Edição - Viabilizado com a Lei de Incentivo à Cultura (LIC) - Patrocínio Wilson Sons e ES Gás

Fazem parte do repertório do CENA DIVERSA os espetáculos: 
QUANDO ACORDAR A CIDADE(2019-2022) com cegos;
PELE (2019-2022) com cadeirantes e andantes em interação;
1983 O ANO QUE NÃO TERMINOU (2022) com cadeirantes e andantes em interação;
DRAMATIZAÇÃO DE FÁBULAS PARA CRIANÇAS SURDAS E OUVINTES (2019) com surdos e intérpretes; e a performance
SLAM CORPO GRITA (2019-2022) com surdos e intérpretes e CORAL DE CEGOS (2022).

MOSTRA c-o-n-t-a-g-i-o DE VIDEOPERFORMANCE (2021) - Viabilizado com a LEI ALDIR BLAC EDITAL SECULT/ES

 

HÍBRIDOS (2021) - Viabilizado com a LEI ALDIR BLAC EDITAL SECULT/ES

 

RETRATOS DE UMA COMPANHIA DE VILA VELHA (2021) - Viabilizado com a LEI ALDIR BLANC - Edital SEMC Vila Velha/ES

DRAMATURGIA IN PERFORMANCE (2021) - Viabilizado com a LEI ALDIR BLANC - Edital SEMC Vila Velha/ES

AMOR ROMÂNTICO EM TEMPOS DE MODERNIDADE LÍQUIDA WORK IN PROGRESS (2021) - Viabilizado com a LEI ALDIR BLANC - Edital SEMC Vila Velha/ES

 

MASTER CLASS (2021) - Viabilizado com a LEI ALDIR BLANC - Edital SEMC Vila Velha/ES

 

RASGO, UMA PEÇA RADIOFÔNICA (2021) - Viabilizado com a LEI ALDIR BLANC - Edital SEMC Vila Velha/ES

 

CÂMERA OBSCURA (2021) - Viabilizado pelo edital Juventude-ES com o apoio do Instituto João XXIII

 

FORA! (2021) - Viabilizado pelo edital Juventude-ES com o apoio do Instituto João XXIII

 

MOSTRA JUVENTUDES DE VIDEOPERFORMANCE (2021) - Viabilizado pelo edital Juventude-ES com o apoio do Instituto João XXIII

 

CEGOS, SURDOS E CADEIRANTES NA CENA DIVERSA do Teatro Capixaba (2019) - Viabilizado com recursos do FUNCULTURA SECULT/ES – Edital Diversidade Cultural

 

MOSTRA INFANTO-JUVENIL DA CIA POÉTICAS (2018) - Parceria SESC Glória

FERIADO TAMBÉM É DIA DE IR AO TEATRO (2018) - Viabilizado com recursos do FUNCULTURA SECULT/ES – Edital Setorial de Teatro

INDICAÇÃO: As performances Slam Corpo Grita e Coral de Cegos foram indicadas ao 2o PRÊMIO DA MÚSICA CAPIXABA.

Presidente:

Rejane Arruda

Tesoureiro:

Fagner Soares

 

Secretária:

Alexia Chaves

Composição da SOCA Brasil

bottom of page