top of page
barraTOP17_LAP.png

LABORATÓRIO DE POÉTICAS ATORAIS

LABORATÓRIO DE FORMAÇÃO EM ATUAÇÃO PARA CINEMA VISANDO A DIVERSIDADE.

 

Com 64 horas de prática, compondo um quadro diverso, com vinte pessoas com características próprias de gênero, cor, cultura e formação. A partir de procedimentos inovadores e concretos, que operacionalizam o manejo da atuação através da prática de filmagem, aprendendo a constituir uma poética própria a partir do jogo com os "Registros", fala interna, pré-expressividade, produção residual de impulsos, e linguagem fílmica.

 

 

 

DESCRIÇÃO DO PROJETO

 

Procedimentos desenvolvidos durante quatorze anos (desde 2006) ao longo de trajetória de sucessivos processos pedagógicos e criativos nas melhores escolas do país, apoiada por experiências de residências internacionais, em Chile e Portugal, além da vivência da atuação no set, que trouxeram sucessivos prêmios nos últimos anos.
 

Preparando artistas para o diálogo com os outros profissionais do set, trazendo cineastas e técnicos para o diálogo com as suas diferentes demandas, analisando como os procedimentos transmitidos podem ser enquadrados a novos processos.

​Os Laboratórios são estruturados de dois em dois. O primeiro é preparatório para a filmagem que se realiza no segundo. Nos labs preparatórios, como o nome diz, nos preparamos para filmar: estudamos referências, aprendemos sobre os procedimentos, levantamos ideias de situações e locação, criamos e treinamos materiais pré-expressivos, organizamos figurino e objetos de cena. Nos labs de filmagem, fazemos um escalonamento para a gravação das cenas em prática de set criativa e experimental.

O material filmado é editado e entra no portfólio a ser distribuído para as principais produtoras de Cinema do Espírito Santo e disponibilizado no Canal Youtube do projeto para a consulta e maior abrangência do resultado, abrindo perspectivas de trabalho para os participantes e atendendo á evidente demanda de diversidade que tem aparecido no Audiovisual Capixaba nos últimos anos.

bottom of page