c-o-n-t-a-g-i-o

A mostra “c-o-n-t-a-g-i-o” reúne 60 vídeos experimentais com a autoria de jovens do ensino médio público da Grande Vitória.

"c-o-n-t-a-g-i-o" é um dispositivo de criação autoral: um artista produz um vídeo e o oferece a outro; que produz o seu e o oferece a mais um, assim sucessivamente, até todos se “contaminarem” pela linguagem experimental.

Com curadoria de Rejane Arruda, a mostra se subdivide em: Bordas, Cordas, Nós e Portas.
 
Em “Bordas” estão os trabalhos com a linguagem mais experimental, que por destituírem as coisas dos próprios lugares, apontam para a borda que circunscreve seus espaços.
 
“Cordas” diz de um afeto exarcerbado e levado às últimas consequencias, em sua radicalidade e poética, nos interrogando sobre a sua natureza.
 
“Nós” diz respeito à costura através da qual o sujeito se constitui como ser social, muitas vezes a arte sendo o agente.
 
Em “Portas” estão aqueles trabalhos que apontam uma saída, ou transmitem um desejo de saída, especialmente em referência ao contexto pandêmico.
 

 

Para fazer o Download gratuito,
clique neste botão TRANSFERIR!

 
A ideia é que a prática se espalhe e que outros grupos possam se formar para a prática do c-o-n-t-a-g-i-o.
 
O vídeo experimental auxilia o jovem a encontrar caminhos para o reconhecimento de si, do outro, do trânsito das relações que nem sempre são fáceis, permitindo-o lidar com a aspereza do real e suas diversas tessituras de sensação sobre um corpo em transformação.
 
É sensibilizador ver jovens manejar a construção simbólica que a arte engatilha, produzindo poética e estranhamento. Este grupo tem um força de esperança e rejuvenescimento, que mexe com as pessoas.
 
A vocação pedagógica da Cia Poéticas/SOCA é fundamentada na ideia de que todos podem fazer. O desejo da transmissão do entendimento da linguagem performativa é o que nos move, tanto em relação ao espectador quanto em relação ao artista em formação. 

Os vídeos foram criados em oficina de Videoperformance da SOCA.


O projeto foi realizado com recursos da Lei Aldir Blanc e apoio da Secretaria do Estado da Cultura do Espírito Santo e Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo através do Edital de Artes Integradas. 

Manual Aldir horizontal branco.jpg
BG_soca_blluu.png