top of page
barraTOP7CENADIVERSA.png

CENA
DIVERSA

logotipo_cenadiversa_color.png

O CENA DIVERSA é um testemunho vivo da expertise dos sujeitos cuja deficiência se transforma em potência; potência cênica e potência de vida.


AS OBRAS

Os espetáculos "Pele" com cadeirantes e "Quando Acordar a Cidade" com cegos e a performance "Slam Corpo Grita" com surdos, foram construídos na 1a edição e levados novamente a público em apresentações em Vitória, Anchieta e Serra.

​TRABALHO EM REDE

Interessa-nos ativar apoios e parcerias de todas as ordens: entidades, grupos de pesquisa, instituições publicas ou privadas, coletivos e pessoas que trabalhem com inclusão, arte, educação, cultura, literatura, artes visuais ou outras atividades complementares, para possíveis ações em conjunto e para que o projeto possa chegar ao seu público-alvo.

A DIREÇÃO

É da encenadora e cineasta Rejane Arruda, doutora pela ECA-USP, que se dedica à Arte como locus de afirmação da cidadania, vida, respeito e direito à diferença, ampliação do olhar e processo de subjetivação - desde 2006 no Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator (CEPECA-USP), e a partir de 2014 no grupo Poéticas da Cena Contemporânea (UVV e SOCA), no Espírito Santo.

A ARTE

Surge como voz do sujeito contemporâneo, promovendo o reconhecimento de si, trabalhando criativamente poéticas que acolhem as suas especificidades; dispositivo de formação, artística e intelectual, e de inclusão social.

AS OFICINAS

São oferecidas gratuitamente para pessoas com deficiência visual; pessoas com deficiência física, cadeirantes e andantes; surdos intérpretes e ouvintes; alunos e professores da rede pública. O conteúdo das aulas inclui o Teatro e dispositivos utilizados na Cena contemporânea como o Cinema, a Fotografia e a Dublagem.


 

A 1a EDIÇÃO

 

Foi viabilizada com recursos do FUNCULTURA-ES. Contou com a parceria da Cia Poéticas da Cena Contemporânea e o com o apoio de: Instituto Luiz Braille do Espírito Santo, Universidade Vila Velha, Teatro da UFES, Teatro do SESI, Escola Oral Auditiva e Centro de Apoio ao Surdo, Grupo de Estudos em Línguas de Sinais, Interpretação e Tradução (LISIT)-UFES, SESPORT-ES, Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) Secretaria dos Direitos Humanos e Secretaria da Cultura do Espírito Santo (SECULT).

 

 

A 2a EDIÇÃO

Foi viabilizada pela Lei de Incentivo a Cultura com o patrocínio da Wilson Sons e ES Gás. Contou com a parceria da Cia Poéticas da Cena Contemporânea e o com o apoio: dos coletivos D'Pretos, CiAtua e Cia Motriz, Instituto Luiz Braille do Espírito Santo, União de Cegos D. Pedro II, Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência, Universidade Vila Velha, Teatro Sonia Cabral, Grupo de Estudos em Línguas de Sinais, Interpretação e Tradução (LISIT)-UFES, Prefeitura de Vila Velha, Prefeitura de Vitória, Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) Secretaria dos Direitos Humanos e Secretaria da Cultura do Espírito Santo (SECULT).

CORTEJO DE CEGOS

DEBATE

ESPETÁCULO 1983

ESPETÁCULO PELE

ESPETÁCULO QUANDO ACORDAR A CIDADE

SLAM CORPO GRITA

OFICINAS

bottom of page